terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Importância de Rascunhar


Olá! Tudo bem? Espero que sim, bem vou falar sobre rascunho, andei fazendo alguns desenhos e vi que meu traço melhorou muito depois de começar a rabiscar tudo que eu estava vendo pela minha frente, segui uma dica de um amigo que posta no blog "nomadart" que fala para pegar umas 100 folhas e encadernar (em qualquer gráfica ou local que tira xerox) , e começar a desenhar tudo que vê, pessoas, carros, imaginações, ações, sentimentos, volumes, texturas, rabiscos, tudo \o\! E então comecei a fazer isso, gastei mais de 100 folhas já e percebi que quando mais você risca, mais você quer riscar, não precisa finalizar todas as folhas, mais sim as que você achar boas ou refaça o desenho depois em uma outra folha a parte.
Voltando ao foco, o rascunho é ecencial para você soltar a mão, deixar ela mais leve e pegar confiança no que realmente você quer do desenho, rascunhar, ajuda você a melhorar a sua visão de desenho, você tem que enchergar tudo com traços, uma rua, vc não encherga apenas ela, vc encherga o ponto de fuga, com os traços vindo e criando pos postes e os retangulos dos carros, com o chachorro passando na rua, e vc venda a anatomia dele inteira e imaginando como fazer o movimento do pelo com o bico de pena. Use a imaginação, seja um desenhista de verdade.
Pesquisando e estudando um pouco o bloc "nomadart" vi que ele comenta que existem sketch books famosos que estão em museus e ele cita o nome dos autores que são: Rembrandt, Goya, William Turner, John Constable, Paul Cezanne, Van Gogh entre outros. De tão importante que foram os sketch books destes desenhistas/artistas plasticos/pintores/cientistas eles foram expostos em museus, para mostrar como o poder de "rascunhar" é tão grande e valoroso, valorise seu traço, rascunho tudo, não fique preso a só anatomia, ou só a SD's, rascunhe tudo, gatos, cachorros, mosquitos, insetos, automoveis, etc, invente animais (pokémon) invente um mundo, use sua imaginação, apenas rascunho.

Um treinamento interessante para evoluir é, pegar essas 100 folhas encadernadas, e fazer assim, tente zera-las em um mês, copie desenhos, copie seu quarto, copie sua rua, copie sua sala de aula, copie a menina que você gosta e as carteiras/pessoas em volta dela, copie, sua familha, copie seu cachorro, copie seu gatinho, TUDO! Faça tudo que tiver ao seu alcance, até mesmo desenhe você mesmo desenhando no seu Skecth book, isto é um treino para melhorar e aprender a desenhar, se você quer ser um mestre pokémon...............................ops...desenhista... eu aconselho você a fazer isso!

Alguns rascunhos (marvel/mangá/artistas plasticos)

DA - http://shinoi.deviantart.com/

Dúvidas e sugestões é só postar ai em baixo.

















9 comentários:

  1. Eu que agradeço sua visita e comentário ^^

    ResponderExcluir
  2. é hora de comprar um caderno pra desenhar saushaushaush /Marcos Motta

    ResponderExcluir
  3. Agr eu parei pra rever meus atos. Eu joguei a metade dos meus rascunhos por achar todos desnecessários. '-'
    Quero saber uma coisa, pra desenhar mangás e coisas assim, é necessário alguma folha em especial? Qual recomenda?

    ResponderExcluir
  4. HI, hi Mayu chan! Bem para se treinar eu aconselho o bom e velho sulfite mesmo, mais para fazer algum desenho mais trabalho ou para pintar eu com toda certeza aconselho você a comprar um bloquinho de canson, é barato e fácil de encontrar. Eu tenho aqui comigo o A3 e o A4, desenhar em folhas grandes amplia o seu potencial e faz vc perder o medo de riscar, e folhas pequenas é para os desenhos convencionais.

    ResponderExcluir
  5. adorei achar esse blog!!! tenho uma certa dificuldade em desenhar mãos mas usando rascunho pode ser que ajude bjs Rozinha Vieira

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog muito bom vlw

    ResponderExcluir
  7. valeu gostei muito do blog me deu um help!gostei mais do gabarito de dragoes mais estou com um pouco de dificuldade em fazer um quadrinho vc poderia me ajudar nesse caso é por que eu li em um site que as pessoas que escrevem roteiros nao pode desenha-lo
    isso é verdade?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar e volte sempre.